Pesquisa aponta escassez de profissionais especializados no audiovisual

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
audiovisual

Estudo com 300 empresas da indústria audiovisual brasileira aponta para a presença de uma alta demanda por profissionais especializados. (Foto: Freepik)

O Estudo de Demanda Profissional do Setor Audiovisual, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em colaboração com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), realizado com uma amostra de 300 empresas da indústria audiovisual brasileira aponta para a presença de uma alta demanda por profissionais especializados, especialmente neste momento de expansão do mercado.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O cenário é influenciado pelas recentes leis de cota para cinema e TV paga, sancionadas pelo governo, que proporcionam mais espaço para produções nacionais, juntamente com os R$ 2,7 bilhões provenientes da Lei Paulo Gustavo, direcionados especificamente para o audiovisual.

86,7% das empresas pesquisadas está envolvida na atividade de produção, sendo quase a totalidade (91%) constituída por microempresas. A localização das empresas é predominantemente no estado do Rio de Janeiro (46%), seguido por São Paulo (20%), Minas Gerais (9%), Paraná (5%) e Bahia (3,3%). A pesquisa foi conduzida no período entre 27 de julho e 18 de agosto de 2023.

Segundo a pesquisa, três em cada quatro empresas enfrentam desafios na contratação de mão de obra no Brasil, o equivalente a 76,7% do total consultado. Para 72,3%, a expectativa é que esse desafio persista no setor nos próximos três anos.

Joana Siqueira, consultora de Estudos e Pesquisas da Firjan, à Agência Brasil, afirmou que a dificuldade na contratação de mão de obra pelas empresas do audiovisual é notável, considerando o período de expansão e retomada de investimentos após a pandemia. “Esse cenário pode contribuir para a demanda atual”, destaca. Ela ressalta que essa demanda não está necessariamente relacionada à falta de competência dos profissionais disponíveis no mercado, mas aponta para a necessidade de formação de novos profissionais.

Os pesquisadores identificaram também uma oportunidade para a requalificação, especialmente em temas contemporâneos relacionados às transformações e tendências do mercado de trabalho. 

Um total de 48,4% das empresas consultadas, que enfrentam alguma dificuldade, aponta para a carência de profissionais aptos a lidar com novas tecnologias e digitalização, incluindo a Inteligência Artificial (IA)

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Tecnologia: ações práticas devem promover integração de tendências no mercado

IA, IoT e seus cinco principais impactos nas empresas

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas