Ícone do site TrendsCE

Diretor da IEA pede para Brasil levar transição energética justa ao G20

transição energética e g20

Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), solicitou ao governo brasileiro, na última quarta-feira (31), apoio na arena diplomática para promover uma transição energética equitativa. Durante sua visita ao Brasil, Birol assinou um plano de ação conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) para impulsionar a transição em direção a fontes de energia mais limpas e a universalização do acesso.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Na visão do diretor da IEA, o Brasil está adentrando um momento sem precedentes em sua história política e econômica nos próximos dois anos, durante os quais ocupará a presidência do G20 e será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). 

Este período é considerado uma oportunidade para promover as agendas de interesse de países emergentes, especialmente do Sul Global, e para pressionar os países desenvolvidos a assumirem suas responsabilidades históricas quanto às emissões de gases de efeito estufa.

Birol enfatizou que o Brasil atrairá atenção internacional significativa e demonstrou esperança de que o país tenha sucesso na liderança mundial, nos próximos dois anos, em direção a uma transição energética não apenas limpa, mas também justa e inclusiva

A IEA prevê que a demanda por combustíveis fósseis atingirá o pico ainda nesta década, alertando, no entanto, que os esforços para aumentar o acesso à energia estão progredindo lentamente, aquém do ritmo das instalações de fontes renováveis.

*Com informações do portal epbr.

Saiba mais:

G20: GT afirma que Brasil quer bancos multilaterais mais eficazes

G20: liderança do Brasil deve impulsionar agenda sustentável

Sair da versão mobile