O Programa Empresa Mais Simples recebeu uma atualização por meio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que oferece um novo fluxo para a abertura de empresas no estado. A plataforma proporciona uma abordagem simples, interativa e acessível, permitindo que os cidadãos registrem seus negócios por meio de um processo de perguntas em linha, simulando uma conversa para coletar informações necessárias à inscrição.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Na versão atualizada, os usuários têm a opção de escolher entre o fluxo rápido e o tradicional, dependendo das informações fornecidas durante a abertura. O fluxo rápido realiza automaticamente a abertura em até 5 minutos, sem análise manual, incluindo licenças de órgãos e prefeituras, válido apenas para empresas que atendem aos requisitos do Empresa Mais Simples.
Já o fluxo tradicional está sujeito a análise manual, com a possibilidade de automação em algumas etapas. Neste caminho, é possível abrir empresas de baixo, médio ou alto risco, escolher um nome personalizado e está disponível para todos os municípios do Ceará. A transição entre os fluxos é indicada por um aviso no canto superior direito da tela.
Carolina Monteiro, presidente da Jucec, destaca a importância da atualização para tornar a experiência do registro empresarial mais prática e acessível. “Atuar na simplificação de etapas e procedimentos é tornar a formalização de empresas mais acessível. Esse é o nosso objetivo, pois acreditamos que isso pode auxiliar o empreendedor cearense e impulsionar novos negócios para o estado”, afirma.
Entre as novidades, a atualização oferece benefícios como a possibilidade de sócios com representantes legais cadastrados abrirem empresas, registro por sócios menores de idade, Pessoa Jurídica sendo sócia de uma empresa aberta pelo sistema, além de rapidez e usabilidade. A nova versão está disponível no Portal de Serviços da Jucec, sob a opção “Empresa Mais Simples: Quero abrir uma empresa“.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Saiba mais:
Empreendedorismo familiar cresce com gestão empresarial nos lares brasileiros
Ministro do Empreendedorismo afirma que Desenrola para empresas deve sair até março