A empresa norte-americana Capital World Investors, que possui atuação global, aumentou sua participação acionária na Equatorial, elétrica que atua no segmento de distribuição e transmissão de energia, e com interesse em saneamento, de 4,967% para 5,216%, conforme documento divulgado ao mercado na última terça-feira (6).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com o documento, a gestora detinha anteriormente 56,9 milhões de ações da empresa e agora possui 59,8 milhões de ações ordinárias, representando uma aquisição de 2,8 milhões de papéis.
A Capital World Investors não possui uma quantidade específica de ações da empresa como alvo. Não há outros valores mobiliários ou instrumentos financeiros derivativos vinculados a essas ações detidas direta ou indiretamente pela Capital World Investors ou por pessoas a ela relacionadas, aponta o documento.
Rafael Cota Maciel, gestor da Inter Asset, considera a Equatorial como a empresa do setor que melhor aloca capital. Ele ressalta em entrevista ao Money Times que a empresa entrega consistentemente resultados positivos há pelo menos 10 anos. No período de cinco anos, as ações da empresa aumentaram 112%, e desde 2008, 1320%.
Maciel destaca que a Equatorial recorrentemente adquire concessões, principalmente no segmento de distribuição de energia, e realiza uma reestruturação operacional desses ativos. Entre as aquisições da empresa estão a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), a Cia Energética do Maranhão (Celmar), a companhia de energia do Pará e a companhia de Goiás.
Ele enfatiza que a empresa adquire companhias em dificuldades devido à gestão inadequada de ativos de distribuição de energia, e consegue eficientemente investir e alocar capital, gerando valor para os acionistas.
*Com informações do portal Money Times.
Exportação de energia para Argentina e Uruguai gera R$ 888 mi para Brasil
Energia e Serviços estão a frente na prevenção financeira em relação a riscos climáticos