Há um ditado que diz: “não se deve ler um livro pela capa”, mas, convenhamos, a apresentação de um produto é a chave para uma melhor experiência do consumidor. Mais do que um adereço secundário, as embalagens “vestem” um conceito e agregam valor que pode encantar os clientes desde o primeiro momento, especialmente nas compras online.
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A avaliação já começa com o contato inicial com a abertura do pacote. Há aqueles que investem em elementos elaborados, cores vibrantes, aromas, adereços e até mimos extras. Tudo se soma na experiência com a marca que se abre.
O design da caixa não deve ser subestimado. A caixa é a primeira percepção do que será oferecido, por isso é importante trazer a identidade visual. Essa é uma sacada importante para manter padrões das características que irão pautar toda a jornada.
As marcas têm a oportunidade de personalizar suas embalagens de tal forma a atender às diversas necessidades e preferências de diferentes públicos, além de se diferenciar da concorrência. Entender que a experiência vai desde o momento da compra, passa pelo recebimento e pelas impressões sobre a apresentação do produto: tudo faz parte da nova maneira delas se relacionarem com o usuário.
Por exemplo, para atingir um comprador mais jovem e moderno, uma marca pode optar por embalagens de cores vibrantes, designs arrojados e elementos interativos. Por outro lado, para conquistar consumidores mais conservadores e sofisticados, com acabamentos refinados e uma abordagem mais clássica podem ser mais adequadas. Além disso, é importante considerar as necessidades práticas do público-alvo, como pacotes que sejam convenientes para transporte, armazenamento ou uso.
A Confraria Corisco é um bom exemplo no assunto: seus boxes são pensados para oferecer três linhas de cestas de produtos e cada embalagem é feita de forma a atender as necessidades do seu público-alvo. A marca conta com um design minimalista e elegante, trazendo suas principais características de aproximar o público da nordestinidade de seus itens de forma sofisticada e cheia de personalidade.
Saulo Teixeira, um dos fundadores da Confraria, fala sobre a importância do investimento em embalagens de qualidade. “A nosso ver, pra qualquer empresa vale a pena dedicar tempo e investimento pra materializar nas embalagens dos seus produtos a identidade que se quer propor para a sua marca e que isso seja executado com bons materiais e com uma boa qualidade gráfica”.
O sócio da empresa explica, ainda, que as embalagens foram pensadas para terem o tamanho exato da garrafa de vinho e seus acompanhamentos, sendo uma extensão da identidade e compromisso com a excelência.
“Nossa ideia, desde o início, foi que quando o box da Confraria Corisco chegasse à casa do cliente, desde a abertura daquela embalagem, tudo isso envolvesse uma experiência, envolvesse o despertar de alguns sentimentos, que vão trazendo este cliente, que está recebendo aquela caixa pela primeira ou pela décima vez, para mais perto de nós. Com isso, o nosso ideal é propagar a cultura nordestina e valorizar produtos de bom gosto que são feitos aqui na nossa região.”
Saulo Teixeira, sócio da Confraria Corisco
Além da aparência, as empresas devem se preocupar também com a rapidez e a segurança dos boxes. É crucial que as embalagens sejam identificadas com a marca, mas também consigam armazenar os produtos de forma adequada e com o menor risco possível de dano durante o transporte, pois o mínimo descuido pode afetar na experiência do cliente.
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