Ícone do site TrendsCE

Reservas subterrâneas de hidrogênio natural podem suprir demanda global por centenas de anos

hidrogênio verde

Um relatório ainda não divulgado pela US Geological Survey (USGS), a agência de geologia dos Estados Unidos, aponta que há cerca de 5 trilhões de toneladas de hidrogênio natural armazenadas em reservatórios subterrâneos ao redor do mundo. Mesmo uma fração mínima desse montante poderia suprir as necessidades globais de energia por centenas de anos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Geoffery Ellis, pesquisador da USGS, explicou durante uma conferência no Colorado que embora a maior parte desse hidrogênio seja de difícil acesso, uma recuperação mínima ainda seria capaz de atender à demanda global prevista, estimada em 500 milhões de toneladas por ano, por várias centenas de anos.

No entanto, a exploração econômica desse recurso é desafiadora devido à sua localização em camadas profundas, distantes da costa ou em depósitos considerados de pequeno porte.

Mengli Zhang, professora assistente de pesquisa na Escola de Minas do Colorado, prevê uma competição intensa pelo hidrogênio natural, conhecido também como hidrogênio branco, devido às suas vantagens de custo e sustentabilidade em comparação com métodos tradicionais de produção de H2, como a reforma a vapor ou a eletrólise.

Reserva de hidrogênio natural no Brasil

No último ano, um grupo de cientistas liderados pelo professor Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), descobriu uma reserva significativa de hidrogênio natural em Maricá, no Rio de Janeiro, oferecendo novas perspectivas de receita para a região, que historicamente dependeu dos royalties do petróleo e gás.

Embora o governo federal tenha proposto um Projeto de Lei do Hidrogênio que estabelece que os direitos de exploração e produção do hidrogênio natural são de responsabilidade da União, sem mencionar a aplicação de royalties, a busca por novas fontes de hidrogênio natural continua. 

Outras pesquisas, como as lideradas pela Engie em parceria com a Geo4u, identificaram altas concentrações do gás na Bacia do São Francisco, em Minas Gerais, enquanto um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destaca áreas com potencial para pesquisa de hidrogênio natural em estados como Ceará, Goiás, Tocantins, Roraima e Bahia. Este estudo ressalta que a lista de regiões com potencial não é exaustiva, sugerindo que há muitas outras áreas ainda não exploradas.

*Com informações do portal ebpr.

Saiba mais:

Wood Mackenzie: só 2% do projetos de hidrogênio estão em construção ou operação no mundo

BloombergNEF: Brasil pode receber siderúrgicas em busca de hidrogênio para aço com zero emissões

Sair da versão mobile