Ícone do site TrendsCE

Ibovespa fecha acima dos 130 mil pontos e ata do Fomc mantém incertezas

ibovespa

O índice Ibovespa encerrou com uma pequena alta na última quarta-feira (21), ultrapassando os 130 mil pontos, com destaque para as ações da WEG após resultados trimestrais superiores às expectativas. O índice de referência do mercado de ações do Brasil registrou um aumento de 0,09%, alcançando 130.031,58 pontos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O mercado cambial também teve um desempenho tranquilo, com o dólar à vista fechando o dia em R$ 4,9385 na venda, um aumento de 0,13%. Com isso, o movimento de hoje fez com que a moeda norte-americana indicasse estabilidade no acumulado de fevereiro. No cenário internacional, a ata da última decisão de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos EUA, foi o destaque.

Entre as ações mais negociadas, algumas conseguiram se destacar positivamente no fechamento, como Vale e Petrobras. Mesmo com um balanço abaixo das expectativas, a Gerdau também registrou ganhos, enquanto WEG, Pão de Açúcar e Carrefour lideraram os ganhos do Ibovespa. Por outro lado, Hapvida, Azul e ISA Cteep estiveram entre os destaques negativos após a divulgação dos resultados do quarto trimestre.

Ibovespa e ata do fed ao longo do dia

Durante o dia, o Ibovespa atingiu sua máxima em 130.033,91 pontos, com mínima em 129.358,66 e abertura em 129.915,73 pontos. Na semana, o índice acumula alta de 1,01%, enquanto no mês registra ganho de 1,78%. No entanto, no acumulado do ano, há uma queda de 3,10%.

De acordo com Rodrigo Marcatti, economista e CEO da Veedha Investimentos, o mercado testou a resistência dos 130 mil pontos e confirmou seu fechamento, apesar de ter perdido força durante a tarde. A ata do Fed não ofereceu muitas pistas claras sobre cortes de juros, com a percepção de que a atividade econômica nos Estados Unidos continua se expandindo em ritmo sólido. Deste modo, houve um leve ajuste negativo após a ata, especialmente nos juros dos Treasuries, e a Bolsa também ficou um pouco mais fraca em Nova York, afirma.

Na ata da reunião de política monetária de janeiro, os membros do Fed avaliaram que os riscos de alta para a inflação diminuíram, embora tenham observado que ela ainda está acima da meta de 2% ao ano. Eles destacaram que, embora os riscos para as metas de emprego e inflação estejam mais equilibrados, continuam vigilantes.

*Com informações do portal InfoMoney.

Saiba mais:

Emissões de CRAs e CRIs superam R$ 5 bi antes da publicação das regras para isentos de IR

Moeda única: Lula busca alternativas ao dólar visando relações comerciais do BRICS

Sair da versão mobile