Durante o evento anual da Intel em San Jose, Califórnia, na última quarta-feira (21), Pat Gelsinger, CEO da empresa, anunciou o lançamento da Intel Foundry, um sistema global para fabricar processadores voltados para inteligência artificial, em resposta à demanda crescente das empresas que estão integrando a IA em suas operações.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A Intel Foundry é uma iniciativa para competir com as empresas asiáticas que lideram o mercado de semicondutores, como a TSMC de Taiwan e a Nvidia dos EUA. Ela funcionará como uma empresa independente, fornecendo serviços sob demanda para clientes internos e externos.
O termo “foundry”, que se refere à fabricação personalizada de componentes eletrônicos para empresas que projetam chips, mas não possuem fábrica própria, é relevante. Gelsinger destacou a importância de trazer de volta a produção de chips para os EUA, citando a Apple como um exemplo de empresa que terá acesso aos serviços da Intel Foundry.
Além disso, Gelsinger abordou questões de sustentabilidade, reconhecendo os desafios ambientais associados à crescente adoção de IA. Ele enfatizou a importância de cadeias de suprimentos sustentáveis e resilientes para reduzir o impacto ambiental da produção de chips.
*Com informações do portal Época Negócios.
Sora: nova ferramenta da OpenAI pode criar vídeos realistas com IA
Big techs fecham acordo para evitar influência de inteligência artificial nas eleições