O Banco do Nordeste (BNB) registrou um volume de transações com PIX que ultrapassou os R$ 63 bilhões em 2023. Esses números englobam tanto os valores de entrada quanto os de saída de contas em toda a área de atuação do Banco. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 44% nos recursos movimentados.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Um dos segmentos que mais utiliza essa ferramenta é o dos microempreendedores, com mais de 90% das chaves cadastradas no BNB pertencendo a clientes do Crediamigo, o programa de microcrédito urbano orientado.
Além disso, houve um crescimento significativo no número total de operações de todos os clientes. Em 2023, foram realizados 150 milhões de PIX, em comparação aos 95 milhões registrados no ano anterior, representando um aumento expressivo de 58%.
José Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB, destaca a relevância do PIX como modalidade de pagamento, especialmente para os microempreendedores, como facilitador da inclusão bancária. Ele observa um aumento de mais de um milhão no número de chaves cadastradas, com um total de 3,3 milhões de chaves em 2023, em comparação às 2,2 milhões registradas em 2022.
Desse crescimento, 930 mil novas chaves foram cadastradas por clientes do Crediamigo. Freire ressalta que as pessoas estão confiando cada vez mais nessas operações e reconhecendo a facilidade que oferecem.
A marca PIX completou quatro anos essa semana. Ela foi apresentada pelo Banco Central meses antes do início da operação, que foi em 5 de outubro do mesmo ano. Durante esse período, a modalidade tem evoluído e apresentando novidades, como a flexibilização nos limites de transação, mudanças no período noturno, Meus QR Codes e a contestação de transações via Mecanismo Especial de Devolução (MED), além dos locais de “PIX Saque e PIX Troco”.
Para 2024, uma nova novidade aguardada é o PIX Automático, que permitirá o agendamento prévio de pagamentos de serviços para empresas. Isso possibilitará que os consumidores programem o pagamento de contas de água, luz, escolas, faculdades, academias, condomínios e parcelamentos de empréstimos, entre outros serviços.
Open Finance promete repetir sucesso do Pix
Chegada do PIX automático deve impactar diversos setores da economia