Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cultura sustentável do ESG, abreviação de “Ambiental, Social e Governança” em inglês, está se tornando cada vez mais presente nas empresas do Brasil. De acordo com o levantamento, aproximadamente 87% das organizações já incorporaram práticas relacionadas a esses três aspectos em suas operações.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No aspecto ambiental, a maioria das empresas adota medidas para reduzir o consumo de água, com 69,2% delas mantendo essa prática regularmente, como indicado em um estudo. Além disso, 68,4% implementam a separação de resíduos para reciclagem.
Além disso, cerca de 92% das empresas demonstram compromisso com as obrigações trabalhistas, incluindo o pagamento de salários e benefícios, enquanto 60,4% investem em programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional para seus colaboradores. A promoção de conduta ética e transparente também é uma prática comum, adotada por 90% das micro e pequenas empresas, de acordo com dados apresentados.
Apesar da ascenção do ESG no mercado brasileiro, a falta de conhecimento sobre o tema ainda é uma barreira significativa. Cerca de 13% das empresas citam a falta de preparo ou conhecimento como motivo para não adotarem práticas ambientais, enquanto 26,1% dos empresários admitiram nunca terem considerado o assunto.
*Com informações do portal Terra.
Lula defende união entre América Latina e África na transição energética
Práticas ESG devem moldar o cenário corporativo em 2024