Ícone do site TrendsCE

CEOs: pesquisa aponta temor pela viabilidade dos negócios e busca por reinvenção contínua

CEOs

De acoro com a 27ª Global CEO Survey – 2024, CEOs no Brasil e no mundo estão apresentando uma preocupação ainda maior com a viabilidade e a resiliência de suas empresas no longo prazo, em comparação a 2023. O levantamento entrevistou mais de 4.700 líderes empresariais globalmente, incluindo o Brasil. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


No ano anterior, 33% dos CEOs brasileiros (e 39% globalmente) expressaram dúvidas sobre a viabilidade de suas empresas se continuassem no mesmo caminho por mais de uma década. A necessidade de reinvenção tornou-se um imperativo, levando os líderes a reconhecerem a importância de abordagens mais ousadas para enfrentar as transformações iminentes em várias áreas.

Os resultados da pesquisa de 2024 mostram que, mesmo após implementarem mudanças significativas, os CEOs estão ainda mais preocupados com a continuidade de seus negócios. Apesar de um aumento no otimismo em relação ao crescimento econômico global, 41% dos CEOs no Brasil (e 45% globalmente) ainda não veem suas organizações sobrevivendo por mais de dez anos no curso atual.

Segundo o levantamento, a disrupção tecnológica, as mudanças climáticas e outras megatendências globais em aceleração continuam a forçar os CEOs a se adaptarem, com 97% dos respondentes relatando ter tomado algumas medidas para mudar sua forma de criar, entregar e capturar valor nos últimos cinco anos.

“O aumento da preocupação dos CEOs com a viabilidade dos negócios não parece refletir o cenário econômico de curto prazo. A expectativa de desaceleração do crescimento econômico global diminuiu, enquanto a previsão de aceleração aumentou em 2024 (36% no Brasil, em comparação com 17% no ano passado – um resultado semelhante ao global: 38% ante 18%).”

27ª Global CEO Survey – 2024

Além disso, outros pontos destacados no estudo incluem o impulso crescente para a reinvenção, com os CEOs antecipando uma pressão maior nos próximos três anos de megatendências como tecnologia e mudanças climáticas. Aqueles mais preocupados com a sobrevivência de suas empresas estão tomando medidas para reinventar seus modelos de negócios, enquanto CEOs de empresas menores sentem mais a ameaça à viabilidade

Ademais, há uma percepção generalizada de ineficiência em atividades cotidianas, como reuniões e trocas de e-mail, com cerca de 40% do tempo gasto nessas tarefas considerado ineficiente.

A pesquisa também revela que muitos CEOs estão dispostos a aceitar retornos menores em investimentos favoráveis ao meio ambiente, evidenciando um compromisso com a sustentabilidade dos negócios. No entanto, apenas uma pequena parcela dos recursos da empresa é realocada de um ano para outro, indicando a necessidade de uma abordagem mais agressiva na redistribuição de recursos para impulsionar o sucesso.

Embora os riscos sejam significativos, os CEOs reconhecem a urgência das mudanças e a importância de gerar resultados sustentáveis para todas as partes interessadas. Para abordar os desafios e oportunidades associados à transformação dos negócios, a edição deste ano do Global CEO Survey está dividida em três seções principais: o imperativo da reinvenção, a transformação vital iminente e um roteiro para a reinvenção contínua das empresas.

Saiba mais:

ESG está presente em 87% das empresas no Brasil

Startups registram queda de 42% na arrecadação com captação de US$ 3,1 bi em 2023

Sair da versão mobile