De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL), o Ceará se destaca como o principal Estado em sustentabilidade ambiental na região Nordeste e ocupa a 12ª posição no Brasil neste critério.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O estudo visa fornecer orientações para o planejamento e execução de políticas públicas que visem o bem-estar da população brasileira. A avaliação compara os 27 estados do país com base em 10 pilares temáticos, incluindo a Sustentabilidade Ambiental.
Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, enfatiza que esse resultado indica um progresso significativo para o Ceará, destacando o compromisso contínuo do estado em se tornar uma referência nacional na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável. Além disso, o Ceará lidera o Ranking Geral de Sustentabilidade entre os estados nordestinos e está em 12º lugar no ranking nacional.
Em relação à sustentabilidade ambiental, são considerados 13 indicadores, abrangendo desde emissões de CO2 até a preservação da vegetação em propriedades rurais. O estudo ressalta a importância de políticas eficazes para lidar com questões como tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo e desmatamento, para garantir um desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo.
Os pesquisadores alertam que um modelo de desenvolvimento econômico que não leve em conta as restrições ambientais pode comprometer o futuro, transformando problemas ambientais em custos econômicos tangíveis no curto prazo. Desta forma, é destacado o papel fundamental do Estado em promover um modelo de desenvolvimento econômico que seja ambientalmente sustentável tanto em áreas urbanas quanto rurais.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Saiba mais:
Hubs de hidrogênio verde impactam plano para linhas de transmissão no Nordeste