O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (7), em Brasília, anunciou os resultados de 16 das 27 categorias do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. O programa tem como foco a realização de projetos prioritários apresentados por estados e municípios, abrangendo áreas como saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva, com um montante total de investimento estimado em R$ 23 bilhões.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Durante o discurso, Lula salientou a importância de selecionar as obras do PAC Seleções com base nas necessidades identificadas em regiões com lacunas assistenciais mais evidentes em cada categoria. Ele enfatizou que, embora a afiliação política dos prefeitos seja relevante, a prioridade deve ser dada às demandas da população e às regiões que necessitam mais do investimento naquele momento, assegurando que ninguém será deixado de lado.
Além de beneficiar diretamente a população, o presidente destacou que um dos principais objetivos do PAC Seleções é impulsionar a criação de empregos e aumento de renda. Ele instou os gestores a identificar e superar os obstáculos burocráticos para dar início às obras.
Lula também abordou a questão das obras paralisadas, enfatizando os esforços para retomar projetos que ainda não foram executados. Ele mencionou os desafios enfrentados, como a falta de empresas contratadas e a necessidade de reconstruir certas estruturas para prosseguir com os trabalhos.
O presidente anunciou a intenção de visitar pessoalmente estados e municípios para verificar o progresso das obras anunciadas e garantir que tudo esteja acontecendo conforme planejado. Ele reiterou a importância do envolvimento direto dos responsáveis locais, citando o ditado popular “é o olho do dono que engorda o porco”.
*Com informações do portal Agência Brasil
Balança comercial registra superávit histórico de US$ 5,4 bi em fevereiro
Brasil tem maior alta no Índice Antecedente de Emprego desde 2022