Ícone do site TrendsCE

Levantamento lista principais ações para investir em 2024

ações

Após aceleração no final de 2023, as perspectivas para o mercado de ações em 2024 parecem carregadas de otimismo renovado. Uma razão adicional para esse sentimento positivo são os fundamentos mais favoráveis, tanto no cenário doméstico quanto no internacional. Analistas observam que há espaço para que investidores institucionais e individuais mostrem um interesse mais robusto no mercado de ações, algo que está correlacionado com a trajetória de queda das taxas de juros.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Além disso, há uma percepção de que o mercado acionário, em geral, está sendo negociado a preços consideravelmente mais baixos do que sua média histórica e em comparação com ações globais, segundo Ricardo Peretti, estrategista de ações da Santander Corretora. Segundo análises recentes, o Ibovespa alcançando os 130 mil pontos resulta em um múltiplo preço/lucro (P/L) de cerca de 8,5 vezes, comparado a uma média histórica em torno de 11 vezes. Esse diferencial tende a se reduzir conforme as taxas de juros continuam em declínio.

Um levantamento do InfoMoney feito com várias casas de análise ressaltou as oito principais ações recomendadas para 2024. Entre elas estão a Sabesp, com quatro menções, seguida por Copel, Localiza e Vale, com três. Com duas estão Equatorial, Itaú Unibanco, Mercado Livre e Prio.

Apesar do sentimento otimista, analistas alertam para possíveis obstáculos, como a expectativa de uma desaceleração gradual na economia dos Estados Unidos e pressões internas. Adotando uma abordagem mais cautelosa, algumas projeções estimam o Ibovespa encerrando 2024 em torno de 138 mil pontos, enquanto outras têm expectativas mais elevadas, variando entre 142 mil e 160 mil pontos.

*Com informações do portal InfoMoney.

Saiba mais:

B3: Brasil ultrapassa 1 milhão de investidoras em renda variável

Banco do Brasil vai testar pagamentos offline com Drex

Sair da versão mobile