Ícone do site TrendsCE

Consórcio Nordeste e Embratur fecham parceria para ampliar turismo internacional na região

consórcio nordeste e embratur

Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Consórcio Nordeste, assinado esta semana no Palácio República dos Palmares, em Maceió, busca reverter o cenário de escassez de voos internacionais para o Nordeste, que emerge como um desafio central na divulgação das atrações turísticas da região em outros países. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representando os nove estados, se reuniram com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, para propor medidas e requisitar a inclusão do bloco em roadshows, famtours, press trips e feiras promovidas pela Embratur, visando a promoção de roteiros turísticos que realcem os aspectos culturais do Nordeste.

O acordo foi firmado por Freixo, pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, e pelo secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. Dantas, atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, destacou o crescimento econômico experimentado pela região Nordeste nos últimos anos, impulsionando a economia nacional, com o turismo desempenhando um papel significativo nesse resultado.

Gabas se comprometeu a agendar reuniões com os ministros do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; e de Turismo, Celso Sabino, para discutir as demandas apresentadas. 

Ele ressaltou as dificuldades apontadas pelos secretários estaduais de turismo e pelo presidente da Embratur, como a necessidade de expansão e melhoria da malha aérea, fortalecimento e ampliação da infraestrutura portuária e viária, além de planejar a participação do consórcio em grandes feiras internacionais.

O Consórcio Nordeste, criado em 2019, é visto como um instrumento de integração jurídica, política e econômica dos nove estados da região. Suas atribuições incluem a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação em nível internacional.

*Com informações do portal Movimento Econômico.

Saiba mais:

Ceará lidera ranking de sustentabilidade ambiental no Nordeste

Hubs de hidrogênio verde impactam plano para linhas de transmissão no Nordeste

Sair da versão mobile