Ícone do site TrendsCE

Investimentos: Títulos públicos são principal alternativa em renda fixa para março

investimentos

Analistas de quatro instituições financeiras preferem direcionar seus investimentos em renda fixa para os títulos públicos com prazos mais curtos, no mês de março. O mês anterior foi caracterizado por sua brevidade e pela presença de feriados como o Carnaval, o Ano Novo Chinês e o Dia do Presidente nos EUA, resultando em uma diminuição da liquidez nos mercados. Isso levou o foco dos investidores para os resultados do quarto trimestre de 2023 e os dados de inflação tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em fevereiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) modificou os requisitos de lastro para diversos tipos de títulos, incluindo LCAs, LCIs, CRAs e CRIs, com o intuito de restringir o que o governo considera como desvio do propósito original desses instrumentos financeiros: o estímulo à captação de recursos para o agronegócio e o mercado imobiliário.

Essas mudanças na regulamentação impactaram diretamente empresas relacionadas a esses setores, que frequentemente emitiam esses títulos no mercado primário. Como resultado, houve uma drástica redução na quantidade de novas emissões desses títulos, abrindo espaço para o aumento das debêntures incentivadas e tradicionais ao longo do mês.

De acordo com levantamento conduzido pelo Money Times, o Tesouro Selic 2027 destaca-se entre as principais opções de investimento, de acordo com as recomendações de XP, BB Investimentos e Itaú BBA.

Outros Investimentos

Outro título público que ganha destaque entre as recomendações é o Tesouro IPCA+. Nesse segmento, há uma divisão de preferências entre os vencimentos de 2035 e/ou 2045, indicados por duas das instituições analisadas. Para os investidores que estão dispostos a assumir um pouco mais de risco, XP e BB oferecem opções em CRAs, debêntures e LCAs.

As carteiras recomendadas de renda fixa do Santander e do Itaú BBA estão focadas exclusivamente em títulos públicos. Já o BB Investimentos, que atende a todos os perfis de investidores, também inclui recomendações de títulos públicos, mas possui outras opções para investidores com diferentes perfis.

*Com informações do portal Money Times.

Saiba mais:

Obras do PAC Seleções são anunciadas com R$ 23 bi em investimentos

Offshores terão nova tributação sobre investimentos no exterior

Sair da versão mobile