mulheres empreendedoras

venda direta oferece flexibilidade de horários e uma oportunidade de conciliar trabalho e família, o que atrai muitas mulheres empreendedoras. (Foto: Envato Elements)

Estudo aponta onda crescente de mulheres empreendedoras

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, conduzida pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), seis em cada dez brasileiros aspiram a ter seu próprio negócio. A busca pela autonomia tem sido um dos principais motivadores para seguir esse caminho, atraindo muitas pessoas para o marketing multinível, especialmente as mulheres. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Elas constituem 60% da frente de vendas entre os 3,5 milhões de empreendedores do setor que atuam como distribuidores diretos das empresas, seja em modelo multinível ou mononível, segundo informações da Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas.

Os dados mostram que 67% da população adulta do país, equivalente a mais de 93 milhões de brasileiros, estão envolvidos com empreendedorismo. Entre eles, 42 milhões já estão empreendendo, enquanto 51 milhões são potenciais empreendedores, indicando uma cultura empreendedora em expansão.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da proporção percentual de potenciais empreendedores, conforme pesquisa do Sebrae e da Anengepe. E nesse movimento, as mulheres se destacam, representando 34,4% do total de empreendedores em 2022, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizando 10,3 milhões de empreendedoras.

Além disso, o número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17% na última década, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chegando a mais de 11 milhões em 2022. Isso cria mais desafios para a entrada dessas mulheres no mercado de trabalho. Diante disso, a venda direta oferece flexibilidade de horários e uma oportunidade única de conciliar trabalho e família, o que atrai muitas mulheres empreendedoras.

*Com informações do portal Terra.

Saiba mais:

Estudo diz que empresários brasileiros são pouco organizados apesar de apresentarem mais otimismo

Conexão PE-SP: Somapay participa de eventos nacionais e expande influência no mercado

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas