governo

De acordo com o Haddad, a intenção do governo é estabelecer um mecanismo de equalização entre os índices de correção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Governo vai impulsionar mercado secundário de títulos imobiliários

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, declarou que o governo planeja introduzir, nas próximas semanas, uma medida destinada a impulsionar o mercado secundário de títulos imobiliários, visando liberar espaço nos balanços dos bancos. O ministro explicou que há uma discrepância no Brasil entre os índices de correção das prestações e as exigências do mercado de longo prazo em termos de recebíveis.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Haddad destacou que as pessoas têm uma melhor compreensão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em comparação com a Taxa Referencial (TR), que indexa as prestações do mercado imobiliário.

De acordo com o ministro, a intenção do governo é estabelecer um mecanismo de equalização entre os índices de correção. Ele ilustrou o caso mencionando a carteira de crédito da Caixa Econômica Federal, que está refletida em seu balanço, restringindo a capacidade de concessão de empréstimos.

Haddad mencionou a possibilidade de o banco transferir essa carteira para outra entidade que poderia reestruturá-la de forma diferente e, eventualmente, vendê-la no mercado. Ele indicou que todos os envolvidos teriam que fazer concessões para viabilizar a liberação do balanço dos bancos para novas operações.

O ministro afirmou que acredita que, se esse processo for induzido simultaneamente a um ambiente macroeconômico mais favorável, com taxas de juros mais razoáveis e inflação controlada, poderia-se impulsionar o crédito imobiliário no Brasil, que atualmente é consideravelmente baixo em comparação com países de perfil similar.

*Com informações do portal Valor Investe.

Saiba mais:

Fundos imobiliários têm valorização geral na 3ª semana de março

Comercial Maia recebe prêmio Contribuinte Pai d’Égua 5 Jangadas da Sefaz-CE

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas