Ícone do site TrendsCE

PMEs geraram 177 mil novos empregos em fevereiro

novos empregos

De acordo estudo realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as pequenas e micro empresas (PMEs) foram responsáveis por 57,9% dos novos empregos gerados em fevereiro. Das 306,1 mil vagas criadas neste período, 177,1 mil foram atribuídas a esses empreendimentos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo de 21%. Em contraste, as médias e grandes empresas contribuíram com 98.466 novos postos de trabalho, o equivalente a 32,2% do total de empregos criados em fevereiro.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2024, um total de 475 mil vagas foram geradas, e cerca de 60% delas foram provenientes de micro e pequenas empresas. Esse aumento representa uma alta de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme destacado na pesquisa.

Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou a importância contínua das pequenas empresas para o mercado de trabalho, afirmando que elas continuam sendo fundamentais para o alcance do patamar de quase 60% dos empregos gerados no país, e que há potencial para crescimento adicional.

No contexto das PMEs, o setor de serviços liderou em criação de vagas, com 96.452 novos postos de trabalho. Enquanto isso, na indústria da transformação e na construção, foram registradas respectivamente 27.210 e 25.849 novas contratações.

No que diz respeito às médias e grandes empresas, o setor de serviços também se destacou, criando 69.470 novos empregos. A indústria da transformação e a construção contribuíram com 24.957 e 9.525 novos postos de trabalho, respectivamente.

*Com informações do portal Poder360.

Saiba mais:

Setor de serviços tem maior ritmo de crescimento em 20 meses

CNI: situação financeira melhora e consumidores planejam aumentar gastos

Sair da versão mobile