De acordo com dados compilados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no primeiro trimestre de 2024, o Brasil registrou um marco histórico em termos de expansão dos mercados para o agronegócio. Desde o início do ano, foram identificadas 26 novas oportunidades comerciais em 18 países, totalizando 104 desde o início de 2023, durante a administração do ministro Carlos Fávaro na pasta. Os números mensais do primeiro trimestre deste ano revelam: nove novos mercados em cinco países em janeiro; sete em seis países em fevereiro; e 10 em sete países em março.
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Comparativamente, somente o primeiro trimestre de 2021 se aproximou dos resultados deste ano, com 20 novos mercados em nove países, conforme destacado em comunicado oficial do ministério.
As novas oportunidades abrangem todos os continentes: África (África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia); Ásia (Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Cingapura); Europa (Grã-Bretanha e Rússia); Oceania (Austrália); e Américas (Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México).
De acordo com Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, a abertura de novos mercados não é apenas uma oportunidade para os agricultores, mas representa uma ampla gama de possibilidades.
Além disso, as novas oportunidades não se limitam à exportação de produtos tradicionais, como carnes e soja, dos quais o Brasil já é um grande exportador. Produtos agropecuários como pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen também estão entre os beneficiados com as recentes aberturas de mercado.
*Com informações do portal exame.
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