Brasil é 6º em ranking mundial de geração de energia solar 

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
energia solar

O ranking reflete o crescente interesse e investimento global em energia solar como uma fonte de energia sustentável e renovável. (Foto: Envato Elements)

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), baseados em informações compiladas pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), o Brasil subiu duas posições no ranking mundial e alcançou a sexta colocação entre os países com maior potencial de geração de energia solar fotovoltaica, em 2023. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Ao término desse ano, o país registrou uma capacidade instalada de 37,4 GW, combinando tanto usinas centralizadas quanto sistemas de geração distribuída em pequena escala, como aqueles instalados em telhados, edifícios e áreas terrestres. Até abril de 2024, essa capacidade cresceu para mais de 41 GW, dos quais 28 GW correspondem exclusivamente à geração própria.

Enquanto isso, a China se manteve na liderança do ranking em 2023, mantendo uma vantagem significativa sobre o segundo colocado, os Estados Unidos, com uma capacidade instalada mais de quatro vezes superior à deste último.

O ranking dos países líderes em energia solar é liderado pela China, com uma capacidade instalada de 609,9 GW, seguida pelos Estados Unidos, com 139,2 GW. O Japão ocupa o terceiro lugar, com 87 GW, seguido pela Alemanha, com 81,7 GW, e a Índia, com 73,1 GW. 

O Brasil está em sexto lugar, com uma capacidade de 37,4 GW até o final de 2023, enquanto a Austrália segue de perto com 33,7 GW. Espanha, Itália e Coréia do Sul completam o ranking com capacidades de 31 GW, 29,8 GW e 27 GW, respectivamente. Este ranking reflete o crescente interesse e investimento global em energia solar como uma fonte de energia sustentável e renovável.

*Com informações do portal epbr.

Saiba mais:

Nordeste: Bahia e Ceará lideram geração solar na região

Brasil chega 40 GW de capacidade instalada de energia solar

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas