O Ceará está presente na Conferência da Década dos Oceanos de 2024 (em inglês, 2024 Ocean Decade Conference), sediada em Barcelona, na Espanha. O evento, que teve início na última quarta-feira (10) e se encerra nesta sexta-feira (12), propõe um debate sobre mudanças climáticas, segurança alimentar, biodiversidade, economia oceânica, poluição e riscos naturais.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A delegação cearense é formada por nomes como Yrwana Albuquerque, secretaria de Turismo do Estado; Oriel Nunes Filho, secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará; Francisco José Teixeira, assessor da Casa Civil; Felipe Matias, cientista chefe da Aquicultura e Pesca Artesanal da Funcap; Rômulo Alexandre, presidente do Instituto Winds for Future, entre outros representantes da economia marítima do Estado.
Em entrevista exclusiva à Trends, Rômulo Alexandre destaca a importância da participação do Estado na agenda da Década dos Oceanos. “A adesão cearense à agenda desta conferência é uma mostra de que o Ceará será um importante ator no Atlântico Sul”.
“O Ceará é, indiscutivelmente, uma das mais importantes vitrines da Cultura Oceânica no Brasil, não só porque é o estado que tem mais municípios que adaptaram seus currículos escolares, mas também por termos hoje a liderança da educação no Brasil, através dos excelentes resultados em exames.”
Rômulo Alexandre, presidente Instituto Winds for Future
Sob o lema “fornecer a ciência necessária para o oceano que buscamos”, o evento visa reunir a comunidade global da Década dos Oceanos, além de servir como uma plataforma para celebrar os progressos alcançados, estabelecendo prioridades comuns e as bases para uma gestão sustentável dos oceanos e para a inovação baseada em evidências científicas, tanto em nível global quanto local. Ao reconhecer a urgência da ação coletiva, a conferência destaca a importância da colaboração internacional para enfrentar os desafios monumentais que os oceanos enfrentam.
Um dos destaques da conferência foi o painel “Diálogos sobre Alfabetização Oceânica“, que ocorreram o primeiro dia, no World Trade Center de Barcelona, contando com uma série de eventos abertos e participativos que compõem o Programa de Literacia Oceânica “Literacia Oceânica para Todos”, da Década dos Oceanos. O objetivo desses eventos é avaliar o progresso da alfabetização oceânica global por meio de uma abordagem inclusiva e abrangente.
Estes diálogos proporcionam uma oportunidade para ampliar a comunidade de alfabetização oceânica e incluir diversas narrativas e setores da sociedade, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos para a Década dos Oceanos. Participantes como políticos, jornalistas, empresários, educadores, artistas, povos indígenas e jovens são incentivados a compartilhar suas perspectivas de como a alfabetização oceânica afeta suas respectivas esferas de atuação.
Delegação completa do Ceará:
- Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará
- Oriel Nunes Filho, secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará
- Francisco José Teixeira, assessor da Casa Civil
- Felipe Matias, cientista chefe da Aquicultura e Pesca Artesanal da Funcap
- Rômulo Alexandre, presidente do Instituto Winds for Future
- Raimundo Costa, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)
- Diego Pinheiro, secretário de Meio Ambiente do Município de Caucaia
- Cristina Machado, secretária chefe da Controladoria Geral do Municipio de Fortaleza
- Marconi Lemos, secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará
- Mickaely Jales, assessora especial da prefeitura de Caucaia
Saiba mais:
Bioeconomia: indústria propõe medidas para impulsionar setor no G20
Indústria anuncia Plano Clima para adaptação às mudanças climáticas