O governo federal anunciou, na última quinta-feira (11), a criação da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino, visando impulsionar o papel das mulheres no cenário empreendedor como meio de fomentar a inclusão social e econômica. A iniciativa estabelece as diretrizes para a implementação da “Estratégia Elas Empreendem” e estabelece o “Comitê de Empreendedorismo Feminino”, conforme publicado no Diário Oficial da União.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Cida Gonçalves (Mulheres) assinaram o decreto correspondente. Márcio França destacou que as medidas delineadas no decreto reiteram o compromisso do governo com o estímulo ao empreendedorismo entre as mulheres, oferecendo suporte a mais de 10,3 milhões de empreendedoras, que representam 34% do segmento no Brasil.
França enfatizou que promover o empreendedorismo feminino não só aumenta a produtividade geral da economia, mas também contribui para a autonomia financeira das mulheres, que tendem a reinvestir em suas famílias, por exemplo, por meio da educação. O ministro destacou ainda que as mulheres compõem 56% dos empregadores, especialmente quando se consideram as Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
A Estratégia Elas Empreendem delimita objetivos como: fomentar um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento de empreendimentos e empresas liderados por mulheres, promovendo simultaneamente a ampliação da renda, produtividade e sustentabilidade desses empreendimentos.
Além disso, busca facilitar o acesso das mulheres a políticas e serviços públicos relacionados ao empreendedorismo, promovendo um ambiente institucional e normativo propício ao empreendedorismo feminino e incentivando a produção de dados e a disseminação de informações sobre esse tema.
*Com informações do portal Poder360.
Saiba mais:
Estudo aponta onda crescente de mulheres empreendedoras
Arábia Saudita anuncia US$ 40 bi para IA e tem startups brasileiras no radar