O Ceará registrou, durante o mês de fevereiro de 2024, um aumento na produção industrial de 14,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados fornecidos pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os resultados revelam que a produção industrial cearense durante o segundo mês deste ano também superou a média da região Nordeste, com um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No acumulado de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, a indústria cearense mostrou um crescimento de 8,8% durante o primeiro bimestre do ano atual. Este desempenho novamente ultrapassou a média nacional, que registrou uma variação de 4,3% nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
A análise dos dados da pesquisa indica que esse avanço foi impulsionado pelos setores de metalurgia (42,2%), confecção (39,2%) e calçados (27,9%). Com esses resultados, o Ceará se posiciona em 4º lugar no ranking nacional de crescimento industrial em 2024.
Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que o excelente desempenho do primeiro bimestre de 2024 é resultado do trabalho conjunto realizado ao longo de 2023 pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e outras entidades ligadas ao desenvolvimento econômico.
De acordo com o secretário, o trabalho em prol do crescimento e sustentabilidade das indústrias, através de políticas como o Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), tem o potencial de elevar o Ceará a um dos estados com melhor índice de desenvolvimento humano do Nordeste nos próximos anos.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.