De acordo com os resultados da pesquisa Ipec, cerca de 40% dos brasileiros entrevistados estão otimistas em relação à economia do país nos próximos seis meses. A pesquisa, divulgada no último domingo (21), aborda uma perspectiva econômica a curto prazo e envolve 2000 participantes em 129 localidades.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Entre os entrevistados, 31% expressaram preocupação, prevendo uma situação econômica pior do que a atual, enquanto 24% acreditam que permanecerá estável. A parcela que não soube ou optou por não responder totalizou 5%. Realizada entre 4 e 8 de abril, a pesquisa possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O estudo também analisou as opiniões dos entrevistados com base em sua preferência política nas últimas eleições, dividindo entre apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre aqueles que declararam apoio a Lula, a maioria (64%) está otimista em relação à economia, enquanto 23% acreditam que permanecerá igual e 9% temem uma piora. Os que não souberam ou não responderam compreendem 5% do grupo.
Por outro lado, a maioria (55%) dos entrevistados que afirmaram ter votado em Bolsonaro acreditam que a situação econômica irá se deteriorar nos próximos seis meses. Apenas 18% estão otimistas em relação a melhorias, enquanto 23% creem que permanecerá igual. A parcela de entrevistados que não soube ou não quis responder totalizou 4%.
*Com informações do portal CNN Brasil.
Rendimento médio real do brasileiro cresce 7,5% e chega a R$ 2.846
Bancos multilaterais anunciam até US$ 400 bi em empréstimos