Ícone do site TrendsCE

Práticas ESG estão presentes em 71% das empresas brasileiras

esg

De acordo com o estudo “Panorama ESG 2024“, divulgado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), na última segunda-feira (22), aproximadamente 71% das empresas no Brasil estão adotando práticas ESG, relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. O relatório mostra um aumento de 24 pontos percentuais em comparação com os dados de 2023, com o setor industrial liderando esse movimento.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo a pesquisa, realizada com 687 líderes empresariais brasileiros, a maioria representando empresas de médio e grande porte, a adoção dessas práticas é impulsionada pelo desejo de ter um impacto positivo em questões ambientais e sociais (78%), além de fortalecer a reputação corporativa (77%). No total, 71% das empresas participantes indicaram estar no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) de implementação das práticas ESG.

Abrão Neto, CEO da Amcham, destaca que essa evolução mostra que as empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e comprometidas em seguir esse caminho. No entanto, ele ressalta que ainda há muito a ser feito, já que uma parcela significativa das empresas está nos estágios iniciais da adoção das práticas ESG ou ainda está planejando sua implementação.

Apesar do progresso, muitas organizações enfrentam desafios: 40% relatam dificuldades na mensuração dos indicadores ESG; 32% encontram obstáculos na construção de uma cultura organizacional sólida; e 30% citam a falta de recursos financeiros e de uma metodologia eficaz de implementação.

Os participantes da pesquisa destacaram três aspectos-chave para acelerar a adoção da agenda sustentável: investir na capacitação e desenvolvimento de lideranças e colaboradores (56%); integrar a sustentabilidade na estratégia de negócios da empresa (48%); e alocar orçamentos específicos e recursos financeiros adequados para viabilizar as iniciativas ESG (47%).

*Com informações do portal O Tempo.

Saiba mais:

OIT: mudanças climáticas põem em risco mais de 70% da força de trabalho global

BNDES tem R$ 40 mi anuais para investir em projetos de descarbonização do setor automotivo

Sair da versão mobile