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O índice que avalia perspectivas para finanças futuras das famílias foi novamente o principal contribuinte para o aumento da confiança no mês. (Foto: Envato Elements)

Confiança do consumidor sobe pelo segundo mês consecutivo

Por: Redação | Em:
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O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou um aumento de 1,9 ponto no mês, atingindo 93,2 pontos e retornando ao nível observado em dezembro do ano anterior. De acordo com dados divulgados, na última quarta-feira (24), os brasileiros demonstraram um aumento no otimismo em relação aos próximos meses, refletido pelo segundo mês consecutivo de melhora na confiança.


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Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, observa que a melhoria da confiança foi impulsionada principalmente pelas expectativas futuras, enquanto a percepção da situação atual permaneceu praticamente estável entre março e abril.

Em abril, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,1 ponto, atingindo 80,6, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,1 pontos, alcançando 102,2 pontos, o maior nível desde dezembro de 2023 (102,5).

Dentre os componentes do ICC, o índice que avalia as perspectivas para as finanças futuras das famílias foi novamente o principal contribuinte para o aumento da confiança no mês, registrando um avanço de 5,4 pontos, atingindo 106,2 pontos, o maior nível desde agosto de 2023 (107,5 pontos).

Gouveia destaca que, entre as diferentes faixas de renda, a alta da confiança foi mais pronunciada nas faixas mais baixas, indicando uma possível reversão da desaceleração observada no último trimestre do ano anterior. No entanto, ela ressaltou que, dadas as restrições financeiras enfrentadas por muitas famílias, é prematuro confirmar uma tendência clara de recuperação da confiança nos próximos meses.

*Com informações do portal Forbes.

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