TrendsCE

M&T Expo: Infraestrutura deve impulsionar crescimento brasileiro

O clima de otimismo com a economia brasileira e com as tendências tecnológicas envolvendo a infraestrutura nacional continua forte pelos corredores da M&T Expo – part of bauma Network, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que vai até esta sexta-feira (26), no São Paulo Expo. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As boas expectativas podem ser confirmadas não só pelos negócios que estão sendo realizados pelos 500 expositores nacionais e internacionais, como na aposta de grandes empresas que lançam produtos e anunciam investimentos. É o caso de, pelo menos, três grandes companhias: a Caterpillar, a Volvo e a John Deere, todas olhando para a eletrificação de suas linhas como forma de comprometimento com o equilíbrio ambiental.

Plataforma de gestão

Presente nas grandes obras brasileiras desde a fundação de Brasília e a Transamazônica, até as avenidas paulistas Imigrante e Marginal Pinheiro, além das usinas de Itaipu e de Belo Monte, a Caterpillar mantém a confiança no Brasil através das 14 unidades fabris no País, onde emprega 6 mil pessoas. “Nossa proposta é de oferecer produtos e serviços em uma plataforma de gestão de ativos que cobre toda a frota do cliente, inclusive de outras marcas”, afirma o presidente Carlos Alexandre de Oliveira, animado com o potencial de crescimento da infraestrutura brasileira.

Na M&T, a companhia de 70 anos anunciou quatro grandes lançamentos. Um deles é a Escavadeira modelo 350, fabricada em Piracicaba, com capacidade para 50 toneladas que chega para aplicações pesadas e severas. Da mesma forma o modelo 340 chega oferecendo eficiência e economia, assim como a pavimentadora 455 para aplicações urbanas e a próxima geração de carregadeiras de rodas pequenas (924) com tecnologia e recursos agregados para simplificar as operações.

Equipamento da Caterpillar na M&T Expo. (Foto: WTF Live)

O futuro é elétrico

A Volvo Construção, igualmente confiante com o futuro da economia brasileira, lançou máquinas elétricas dentro do compromisso com a descarbonização até 2040. São duas máquinas compactas elétricas (L25 e ECR25). “A meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década”, promete Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina. (Foto: Divulgação/Volvo)

Com até 20% mais eficiência de combustível e custos operacionais mais baixos, as novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H também foram apresentadas. Produzidos na fábrica em Pederneiras (SP), os novos modelos da série H chegam com mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a economia de combustível, entregando alta produtividade e maior disponibilidade para as operações.

E para 2025, a Volvo antecipou a apresentação na M&T Expo da carregadeira L120 Electric, de porte médio. O modelo é parte do objetivo estratégico da marca de acelerar a introdução de equipamentos mais sustentáveis, 100% elétricos e sem emissão de CO2 localmente.

Infraestrutura em crescimento

“A infraestrutura brasileira tende a continuar crescendo e será diferencial para nosso país em competitividade”. O pensamento é de Adilson Butzke, diretor de Vendas e Marketing da Linha Amarela da John Deere para o Brasil e América Latina, que acredita num crescimento médio de vendas de 6% nos próximos anos na esteira da infraestrutura, o que poderá duplicar e até triplicar as exportações.

Para isso aposta no Brasil como plataforma de exportação e como mercado doméstico. Somente para este ano, há investimentos em andamento de US$ 200 milhões em inovações na linha de produção. A John Deere tem planos de lançar mais de 20 equipamentos com motores elétricos e híbridos nos próximos anos.

Caminhão elétrico

A XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, com fábrica no Brasil desde 2004 em Pouso Alegre (MG), lança equipamentos para impulsionar a marca no setor de construção e pavimentação. Trata-se da mini escavadeira XE55DA e a motoniveladora GR1905BR.

Dentre outros destaques, o caminhão elétrico de mineração XGE95, feito para suportar ambientes adversos, atuando em diferentes altitudes e temperaturas, apresentando forte potência, estabilidade e confiabilidade. “O motor é capaz de funcionar por longo período, inclusive utilizando um eficiente sistema de recuperação de energia de frenagem para maximizar o alcance e a economia de todo o veículo”, enfatiza Ricardo Senda, gerente de elétricos da XCMG Brasil.

Caminhão elétrico da XCMG. (Foto: WTF Live)

Saiba mais:

IFAT Brasil: É possível virar o jogo nas agressões ao meio ambiente?

Indústria de máquinas para construção e mineração produzirá 55 mil equipamentos neste ano

Sair da versão mobile