Ícone do site TrendsCE

Cbic projeta crescimento além do previsto para setor da construção

construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) divulgou, na última segunda-feira (29), que o setor da construção civil deve apresentar um crescimento acima do esperado, após uma queda de 0,5% em 2023. A organização revisou para cima a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2024, passando de uma alta de 1,3% para um avanço de 2,3%.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Dentre os motivos citados pela Cbic estão o contínuo aumento nas contratações, a otimista perspectiva das empresas para compras e lançamentos, assim como a projeção favorável para o crescimento da economia brasileira este ano. Também são mencionados os efeitos esperados das adaptações planejadas para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

No entanto, a entidade alerta para a diminuição dos recursos da poupança desde 2020, resultando em uma disponibilidade reduzida para financiamento imobiliário. Outra preocupação destacada é o aumento do financiamento de imóveis usados através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em detrimento dos imóveis novos, o que poderia desacelerar a produção e impactar a criação de novos empregos.

Segundo dados divulgados pela entidade, o financiamento de imóveis usados com recursos do FGTS cresceu mais do que o financiamento de imóveis novos durante o primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Cbic também destaca o aumento dos custos da construção, desde materiais até mão de obra, que permanecem em níveis elevados. No entanto, ela afirma que os empresários do setor mantêm expectativas positivas em relação ao nível de atividade na construção.

Essa expectativa positiva também se estende à compra de insumos e matérias-primas. O número total de profissionais registrados na construção avançou 6,71% em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

*Com informações do portal Investing.

Saiba mais:

Fundo imobiliário de renda urbana com foco no Nordeste é oportunidade para investidores cearenses

Cidades inteligentes: Brasil começa a encomendar o futuro

Sair da versão mobile