Fortaleza foi a única capital nordestina selecionada para participar do Programa Cities Forward, uma iniciativa lançada pelos Estados Unidos em parceria com a iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. O programa escolheu 24 cidades, incluindo 12 da América Latina e 12 dos EUA, entre 129 inscritas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Na cerimônia de abertura do Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável, realizada no Paço Municipal, estiveram presentes o vice-prefeito Élcio Batista, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, e a superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Larissa Menescal. Representantes de outras cidades latino-americanas também marcaram presença.
O objetivo do programa é auxiliar as cidades participantes na implementação de soluções para promover a sustentabilidade, inclusão e resiliência em seus bairros e comunidades. A iniciativa une cidades dos EUA com cidades da América Latina e Caribe.
Segundo Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, o programa visa apontar novos caminhos para enfrentar desafios atuais.
A secretária executiva da Seuma mencionou que desde 2023, quando Fortaleza foi incluída no programa, sua equipe tem trabalhado com o Cities Forward para tornar o projeto “Conector Verde Urbano” viável para financiamento, implementação e expansão.
O projeto consiste em um sistema de áreas verdes multifuncionais que abrange bairros vulneráveis da cidade, com o objetivo de aumentar a cobertura arbórea e promover soluções como restauração de matas ciliares e jardins de chuva. O evento inclui uma programação que se inicia com a abertura e se encerra com uma visita técnica ao Parque Rachel de Queiroz.
*Com informações do portal da Prefeitura de Fortaleza.
Saiba mais:
Ceará: A “Meca do kitesurf” mundial
Google: Brasil recebe programa de capacitação de startups em soluções de IA