A Microsoft está em processo de treinamento de um novo modelo de inteligência artificial (IA) chamado MAI-1, em uma tentativa de competir com as tecnologias de ponta do Google e da OpenAI. Supervisionado por Mustafa Suleyman, ex-líder de IA do Google e recente CEO da startup de IA Inflection, adquirida pela Microsoft em março, o MAI-1 promete ser maior do que qualquer modelo anteriormente treinado pela gigante de tecnologia.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com informações reveladas pelo The Information, o MAI-1 será composto por cerca de 500 bilhões de parâmetros, muito além dos modelos menores de código aberto que a Microsoft já empregou. Em comparação, o GPT-4 da OpenAI possui mais de 1 trilhão de parâmetros, enquanto outros modelos menores no mercado têm em torno de 70 bilhões.
A eficácia do sistema, no entanto, está condicionada à preservação das partículas da imagem abaixo da mancha, ressaltando a importância dos dados de treinamento e do poder computacional necessários para o sucesso da IA.
A Microsoft tem feito grandes investimentos na área de IA, incluindo bilhões de dólares na OpenAI e a integração da tecnologia ChatGPT em seu conjunto de software de produtividade. Além disso, a empresa adquiriu e investiu em diversas outras startups de IA.
*Com informações do portal Época Negócios.
Novas tecnologias impactam negócios e são imprescindíveis
Veículos plug-in esperam baterias com maior autonomia