Copom reduz juros em 0,25 ponto percentual e Selic vai a 10,50%

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
focus do banco central e inflação e pib bc e economia copom selic

A divisão também foi influenciada pela decisão do Federal Reserve de manter os juros americanos elevados por mais tempo. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) durante a reunião realizada na última quarta-feira (8). É a primeira vez que o Copom opta por um corte nessa magnitude desde o início do ciclo de afrouxamento monetário pelo Banco Central (BC).


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Anteriormente, o Copom havia realizado seis cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual. Com essa decisão, a Selic passa de 10,75% para 10,50% ao ano, atingindo o menor patamar desde março de 2022.

A decisão de hoje está em linha com as expectativas do mercado, que estava dividido entre um corte de 0,25 ou 0,50 ponto percentual, diante do aumento do risco fiscal e das projeções de inflação. Essa divisão também foi influenciada pela decisão do Federal Reserve de manter os juros americanos elevados por mais tempo.

O ciclo de aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central teve início em março de 2021 e se estendeu até agosto de 2022, totalizando 12 altas consecutivas. Antes desse período, a taxa estava em seu patamar histórico mais baixo, de 2%, desde agosto de 2020.

Na semana passada, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, alertou para a persistência da pressão inflacionária no Brasil. Em entrevista à CNN Brasil, Campos Neto destacou a atenção da autoridade monetária para o setor de serviços, especialmente aqueles intensivos em mão de obra.

Campos Neto ressaltou que o cenário do mercado de trabalho indica pleno emprego no país, o que mantém o Banco Central alerta para um possível aumento da inflação.

*Com informações do portal Money Times.

Saiba mais:

Dólar apresenta alta em relação ao Real e alcança R$ 5,10

Setor público registra superávit de R$ 1,2 bi em março

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas