Pesquisa realizada pela plataforma de gestão (ERP) na nuvem Omie revela que a maioria das pequenas empresas brasileiras mantêm uma visão otimista para o crescimento do faturamento no curto prazo, com 83% dos entrevistados apresentando expectativas positivas. Apenas 1% dos respondentes demonstraram perspectivas negativas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os dados da pesquisa “Sondagem Omie das Pequenas Empresas” foram obtidos por meio de uma sondagem feita em março, através de um questionário online destinado aos clientes da Omie que são optantes pelo Simples Nacional.
O levantamento, que ouviu 298 tomadores de decisão dentro das empresas, como CEOs, diretores, sócios e gerentes, também revelou que a percepção sobre a evolução da economia brasileira está alinhada com as expectativas de crescimento das empresas. Além disso, foram identificadas projeções de contração em alguns setores.
Os pequenos negócios desempenham um papel significativo na economia nacional, contribuindo tanto para o PIB quanto para o mercado de trabalho doméstico. Segundo Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, é notável o otimismo dos pequenos empresários em relação à evolução dos negócios, destacando-se a perspectiva de crescimento do faturamento e de contratações.
Os resultados da Sondagem Omie das Pequenas Empresas permitem antecipar tendências de mercado e identificar as principais preocupações dos empreendedores do país.
*Com informações do portal exame.
Práticas ESG estão presentes em 71% das empresas brasileiras
Empresas familiares no Brasil respondem por 65% do PIB