A OpenAI, criadora do ChatGPT, lançou nesta segunda-feira (13) o GPT-4o, marcando uma nova era para o modelo de inteligência artificial (IA). Esta nova iteração representa um marco, sendo o primeiro modelo da OpenAI a combinar texto, imagem e áudio em tempo real autonomamente.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Comparado ao seu antecessor, o GPT-4, lançado em março de 2023 e disponível apenas mediante pagamento, o GPT-4o promete uma compreensão aprimorada desses conteúdos, segundo a empresa.
A atualização será disponibilizada gradualmente para todos os usuários, inclusive para aqueles que estão na versão gratuita. A expectativa é que o GPT-4o possibilite interações mais fluidas, permitindo não só a digitação, mas também a apresentação de informações para o robô, que responderá em tempo real, aproximando-se mais de uma conversa com pessoas reais.
Em um vídeo divulgado pela OpenAI, o ChatGPT foi testado em várias situações, como avaliar roupas para uma entrevista de emprego e até mesmo criar uma música.
Anteriormente, o processo de análise e resposta a comandos de voz pelo ChatGPT envolvia várias etapas, incluindo a conversão de áudio para texto e vice-versa. Com o GPT-4o, a empresa afirma que o tempo de resposta foi significativamente reduzido. Enquanto o GPT-3.5 levava em média 2,8 segundos e o GPT-4 cerca de 5,4 segundos, o GPT-4o responde em média em 320 milissegundos, com um tempo mínimo de 232 milissegundos.
Sam Altman, CEO da OpenAI, destacou que este é o melhor modelo já desenvolvido pela empresa, caracterizando-o como inteligente, rápido e nativamente multimodal.
Além do lançamento do GPT-4o, a OpenAI anunciou também um aplicativo do ChatGPT para computadores, ampliando ainda mais a acessibilidade da ferramenta, que já está disponível para navegadores, Android e iOS.
*Com informações do portal G1.
Saiba mais:
Apple planeja lançar chip com recursos de IA em 2024
Microsoft investe em nova IA para competir com Google e OpenAI