De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR) terá uma correção de 1% da taxa básica de juros (Selic). O pagamento deste lote está programado para o dia 28 de junho.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O primeiro lote não passa por correção, pois é pago logo após o encerramento da temporada de declarações, que se encerra em 31 de maio. A consulta para este lote estará disponível a partir do dia 24 de maio.
Para a restituição, a Receita Federal segue critérios de prioridade, independentemente do período de entrega da declaração, que incluem idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave, pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério, contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou optaram por receber a restituição via Pix, e, por fim, os demais contribuintes.
Devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a Receita Federal decidiu priorizar a restituição dos contribuintes do estado. Assim, os declarantes dos municípios atingidos terão suas restituições pagas em junho.
O primeiro lote d restituição do Imposto de Renda será pago em 31/05, o segundo lote em 28/06, o terceiro lote em 31/07, o quarto lote em 30/08 e o quinto lote em 30/09.
Além disso, há cinco datas de pagamento destinadas aos lotes residuais, ou seja, para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram sua situação. Esses lotes serão pagos nos dias: 31/10, 29/11, 31/12, 31/01/2025 e 28/02/2025.
*Com informações do portal Money Times.
Relatório Focus: Selic e inflação apresentam alta nas projeções
BNDES registra lucro recorde no primeiro trimestre de 2024