O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou um Memorando de Entendimento com a Eletrobras, na última terça-feira (14), durante sua participação na Missão Internacional do Consórcio Nordeste na Europa. O acordo visa impulsionar a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como a amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A assinatura ocorreu durante o segundo dia da World Hydrogen 2024, sediada em Roterdã, na Holanda. O Memorando foi destacado pelo governador como uma medida de grande importância, prevendo a geração de emprego e renda para a população local, além de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e H2V para futuros projetos industriais no Ceará.
De acordo com Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras, o acordo demonstra o compromisso da empresa brasileira com a transição energética global. Ele ressaltou a responsabilidade da empresa, como líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, em contribuir para o desenvolvimento de fontes de energia cada vez mais limpas e renováveis.
Até o momento, o Ceará já firmou 37 memorandos com empresas nacionais e estrangeiras, assim como seis pré-contratos, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém.
Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, enfatiza a importância da presença da Eletrobras no hub de H2V no Ceará, destacando a confiança da empresa no Estado e no Complexo do Pecém. Ele ressalta a confiança de que a Eletrobras avançará rapidamente nas negociações para consolidar o hub no Pecém.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Saiba mais:
Ceará apresenta grande potencial em renováveis e se consolida como polo de hidrogênio verde
H-Tec: Ceará lança projeto que visa formar profissionais no setor de renováveis