safra agrícola

Os três principais produtos da safra brasileira de grãos: arroz, milho e soja, representam juntos 91,6% da produção estimada. (Foto: Envato Elements)

Safra agrícola de 2024 deve alcançar 299,6 milhões de toneladas

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (14), a safra agrícola brasileira de 2024 é estimada em 299,6 milhões de toneladas. Os números representam uma queda de 5,0%, ou 15,8 milhões de toneladas, em comparação com o desempenho de 2023.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os dados mais recentes indicam um aumento de 0,4% em relação à previsão feita em março, com uma produção que superou as expectativas em 1,2 milhão de toneladas.

A área total a ser colhida no Brasil em 2024 é projetada em 77,9 milhões de hectares, mantendo-se estável em comparação com o último ano, com apenas um acréscimo de 9,4 mil hectares. Em relação à estimativa de março, houve um aumento de 0,2%, totalizando 134,9 mil hectares adicionais.

Os três principais produtos da safra brasileira de grãos: arroz, milho e soja, representam juntos 91,6% da produção estimada e 87,0% da área total a ser colhida.

Comparando com 2023, espera-se um aumento na área destinada ao algodão herbáceo (10,9%), arroz (4,6%), feijão (5,9%) e soja (2,5%). Por outro lado, é prevista uma redução na área cultivada com sorgo (-4,3%), trigo (-7,5%) e milho (-5,5%). Especificamente para o milho, a área colhida deve diminuir 8,0% na primeira safra e 4,8% na segunda safra.

*Com informações do portal exame.

Saiba mais:

Governo planeja importar arroz para manter estabilidade de preços

Agro tem R$ 874 mi em prejuízos com tempestades no Rio Grande do Sul

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas