O Índice de fundos imobiliários (IFIX), que acompanha os Fundos Imobiliários (FIIs) mais negociados na bolsa, encerrou abril de forma negativa, marcando sua primeira desvalorização mensal em 2024, registrando um declínio de 0,77%. O mês foi caracterizado por uma forte volatilidade no mercado de renda variável como um todo, refletindo-se na dinâmica negativa da classe de FIIs de ponta a ponta.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Dentre os setores que compõem esse mercado, nenhum escapou ileso. O segmento de recebíveis imobiliários foi o menos afetado, com uma queda de 0,43%, enquanto os setores de galpões logísticos e lajes corporativas enfrentaram os maiores recuos, superando os 2%.
Apesar do cenário desafiador, Flávio Pires, analista de FIIs da Santander Corretora, destaca que os fundos de recebíveis imobiliários foram beneficiados por uma inflação controlada e uma distribuição de rendimentos estável.
Os fundos imobiliários que apresentaram melhor desempenho em abril foram aqueles que negociaram com desconto significativo em relação ao seu valor patrimonial, especialmente os fundos de papel com perfil “high yield“, que assumem maiores riscos em busca de retornos mais altos.
Essa queda mensal sinaliza um período de ajuste e volatilidade para o mercado de fundos imobiliários, exigindo uma análise cautelosa por parte dos investidores diante das condições do mercado.
*Com informações do portal Valor Investe.
Órama: 5 ações com retornos de até 48% para esta semana
Retiradas da poupança superam aplicações em mais de R$ 1 bi