A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Pasteur, da França, inauguraram nesta sexta-feira (17) o Centro para Imunologia e Imunoterapia, localizado no campus cearense da Fiocruz, em Eusébio. O centro tem como objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos para diversas doenças, incluindo câncer, doenças infecciosas, negligenciadas, autoimunes e neurodegenerativas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Operando desde a pesquisa básica até a aplicação clínica da imunoterapia, a unidade contará com a colaboração de pesquisadores brasileiros e franceses, além do apoio dos governos do Ceará e da França. O foco estará na busca por soluções para doenças que afetam a população brasileira, como câncer, esclerose múltipla, leishmaniose e Chagas.
Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, ressaltou a importância dessas pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando que a base de conhecimento tecnológica é fundamental para garantir o acesso universal à saúde. O projeto visa integrar ciência, tecnologia, economia e cuidado com a saúde da população e do planeta.
*Com informações do portal Agência Brasil.
OIT: mudanças climáticas põem em risco mais de 70% da força de trabalho global
Ceará e Eletrobras firmam acordo para produção de H2V no Complexo do Pecém