A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes poderão consultar se receberão a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. A Receita Federal liberará a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Ao todo, 5.562.065 contribuintes serão beneficiados, com um total de R$ 9,5 bilhões em restituições. Todo o valor será destinado a contribuintes prioritários, de acordo com o Fisco. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
A maior parte dos beneficiados, 2.595.933 contribuintes, têm entre 60 e 79 anos. Em seguida, 1.105.772 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. O terceiro grupo é composto por 886.260 declarações de contribuintes do Rio Grande do Sul, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão.
O quarto grupo é formado por 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do IR ou utilizaram a declaração pré-preenchida, recebendo prioridade desde o ano passado. O restante inclui 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição“. Também é possível verificar a restituição pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Os pagamentos serão realizados no dia 31 de maio, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
*Com informações do portal Agência Brasil.
RF aguarda 25 milhões de declarações do Imposto de Renda
Brasil atinge menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos