O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que o novo título de investimento incentivado, a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), pode gerar até R$ 10 bilhões em crédito para o setor produtivo nacional. A avaliação foi feita por representantes da instituição na última quarta-feira (22).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, manifestou expectativa de que o projeto de criação da LCD seja aprovado pelo Senado na próxima semana. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora aguarda análise dos senadores.
Mercadante, durante um evento do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), ressaltou o otimismo em relação à aprovação no Senado até o final de maio. O BNDES tem sido um dos principais defensores da LCD como instrumento de financiamento para o setor produtivo nacional.
A LCD é inspirada nas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), que captam recursos para financiar projetos nos setores imobiliário e do agronegócio, respectivamente. Ambas oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e uma alíquota fixa de 15% de IR para pessoas jurídicas.
*Com informações do portal Forbes.
Mercado de crédito impulsiona financiamentos em infraestrutura
Índice de Fundos Imobiliários tem primeira queda mensal em 2024