De acordo com o Índice Global de Cidades da Oxford Economics de 2023, Fortaleza é a segunda melhor cidade do mundo na categoria de meio ambiente, que analisa o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a predisposição local aos riscos das alterações climáticas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No ranking, Fortaleza registra um total de 98,9 pontos e fica atrás somente da cidade de Suva, em FIji, que apresentou 100 pontos. Além da capital cearense, Natal, do Rio Grande do Norte, com 97,9 pontos, é outra representante do Brasil presente nos dez primeiros colocados da lista.
Na categoria Meio Ambiente, são avaliados os aspectos naturais de cada cidade, especialmente relacionados às mudanças climáticas. Os indicadores considerados incluem a qualidade do ar, intensidade das emissões, incidência de desastres naturais e anomalias de temperatura e precipitação.
O Índice Global de Cidades analisa as 1.000 maiores cidades globais e avalia diversos aspectos, incluindo economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança desses municípios.
No ranking geral, nenhuma cidade brasileira está entre as 250 melhores do mundo. São Paulo é a cidade brasileira mais bem posicionada, ficando em 294º lugar na lista divulgada na última quinta-feira (23). De acordo com a Oxford Economics, o índice abrange 60% do Produto Interno Bruto (PIB) global e mais de 30% da população mundial.
Principais cidades por pontuação ambiental:
- 1. Suva, Fiji – 100.0
- 2. Fortaleza, Brasil – 98.8
- 3. San Juan, Porto Rico – 98.0
- 4. Natal, Brasil – 97.9
- 5. Wellington, Nova Zelândia – 97.6
- 6. Male, Maldivas – 96.5
- 7. Nassau, Bahamas – 94.9
- 8. Port Louis, Maurícia – 94.3
- 9. Christchurch, Nova Zelândia – 94.1
- 10. Auckland, Nova Zelândia – 93.9
Saiba mais:
Fortaleza é a única capital nordestina selecionada para programa Cities Forward
G20 destaca potencial de US$ 7,7 tri em bioeconomia circular