Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
lucro

Ao considerar os 12 meses encerrados em abril, houve uma redução de 23,8 pp nos juros do cartão rotativo. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Juros do cartão de crédito rotativo atingem 423,5% ao ano

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito, a taxa média de juros das concessões de crédito para famílias apresentou uma leve redução em abril, enquanto os juros do cartão de crédito rotativo continuaram subindo, com um aumento de 2,2 pontos percentuais (pp), alcançando 423,5% ao ano.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O crédito rotativo, que dura 30 dias, é utilizado pelo consumidor quando paga menos que o valor total da fatura do cartão de crédito, resultando na contração de um empréstimo e no pagamento de juros sobre o valor não quitado. Esta modalidade de crédito é uma das mais caras do mercado.

Apesar da lei que entrou em vigor em janeiro, limitando os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, o BC esclareceu que a medida não impacta a taxa de juros acordada no momento da concessão do crédito, aplicando-se apenas a novos financiamentos. Por isso, não houve impacto significativo nas estatísticas de abril.

No entanto, ao considerar os 12 meses encerrados em abril, houve uma redução de 23,8 pp nos juros do cartão rotativo. Após o período de 30 dias, as instituições financeiras costumam parcelar a dívida do cartão de crédito. Nessa modalidade de crédito parcelado, os juros caíram 8,7 pp no mês e 18,5 pp nos últimos 12 meses, chegando a 128% ao ano.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Boletim Focus: previsão para inflação sobe para 3,86% em 2024

Haddad: taxação de super-ricos ganha força entre países do G20

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas