Um estudo recente da Booth School of Business da Universidade de Chicago revelou que o GPT-4 da OpenAI é mais eficiente que analistas humanos na análise de demonstrações financeiras e na previsão de lucros.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A pesquisa indica que o modelo de linguagem generativa se destaca na identificação de tendências financeiras e na realização de previsões precisas, mesmo sem informações narrativas ou específicas do setor.
Utilizando instruções de “cadeia de pensamento”, o GPT-4 foi orientado a detectar padrões em demonstrações financeiras e calcular diversos índices. Com essa metodologia, o modelo conseguiu prever alterações nos lucros com uma precisão de 60%, superando os analistas humanos, que atingiram uma precisão na faixa baixa de 50%.
Esses resultados sugerem uma vantagem do GPT-4 em áreas onde os analistas tradicionais costumam enfrentar dificuldades. A precisão superior do modelo de linguagem pode impactar a indústria de serviços financeiros, que está se adaptando rapidamente às tecnologias de IA generativa.
*Com informações do portal exame.
Saiba mais:
OpenAI lança GPT-4o com capacidade multimodal em tempo real
UFC cria tecnologia sustentável para extração de hidrogênio verde