O Departamento de Comércio dos Estados Unidos (EUA) anunciou que a economia do país cresceu a uma taxa anualizada de 1,3% no primeiro trimestre de 2024, abaixo da estimativa prévia de 1,6% e mais lenta do que o ritmo de 3,4% registrado nos últimos três meses de 2023. A revisão ocorreu devido a uma redução nos gastos dos consumidores.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A queda no crescimento econômico segue a recente fraqueza nas vendas no varejo e nos gastos com equipamentos. Além disso, a inflação no primeiro trimestre foi ajustada para baixo, de 3,4% para 3,3%, representando o aumento trimestral mais moderado da pressão dos preços em um ano.
Após uma diminuição na maior parte do ano passado, as medidas de inflação ficaram mais altas do que o esperado no início de 2024. Essa situação fez com que o Federal Reserve adiasse as expectativas de cortes na taxa de juros.
A revisão para baixo do Produto Interno Bruto (PIB) resultou na taxa de crescimento mais fraca desde o segundo trimestre de 2022, quando a economia contraiu. A produção também ficou abaixo da taxa de 1,8% que o Federal Reserve considera como potencial não inflacionário de longo prazo.
Apesar do início lento do ano, não se espera que essa tendência continue no segundo trimestre, devido, em parte, à força contínua do mercado de trabalho.
*Com informações do portal InfoMoney.
Saiba mais:
SEC muda de perspectiva e aprova ETFs de ether nos EUA
Haddad: taxação de super-ricos ganha força entre países do G20