O Governo do Ceará deu mais um passo para a plena implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no estado. O governador Elmano de Freitas assinou, na última terça-feira (4), um acordo de cooperação técnica com José Múcio Monteiro Filho, ministro da Defesa; Marcelo Damasceno, Comandante da Aeronáutica; e Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O acordo visa a instalação de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no campus cearense do ITA. O investimento estimado para a instalação do ICT no ITA Ceará é de até R$ 40 milhões.
Segundo Elmano de Freitas, a presença do ITA no Ceará permitirá que os jovens do estado tenham acesso ao melhor curso de engenharia do país sem precisar se deslocar para São Paulo. Atualmente, 240 alunos da rede pública estadual estão participando de cursos preparatórios oferecidos por parcerias público-privadas, visando o vestibular do ITA Ceará.
Walcyr Josué de Castilho Araújo, coordenador de Acordo de Cooperação Técnica, tenente-brigadeiro do ar, explicou que o ITA se baseia no modelo de “Tríplice Hélice”, que integra indústria, academia e governo. As pesquisas desenvolvidas no ITA resultam em tecnologias práticas para a indústria, promovendo uma colaboração eficaz entre academia e desenvolvimento industrial.
O investimento milionário realizado pelo Instituto Senai de Inovação (ISI), vinculado ao Senai, tem o objetivo de promover pesquisas de interesse das indústrias locais. O foco desses estudos será em áreas relacionadas aos cursos que serão implementados no campus do ITA no Ceará.
A estrutura do ISI será instalada dentro do campus do ITA, funcionando como um espaço para estágios e extensão para os alunos. Além disso, o instituto vai facilitar a conexão com profissionais de todo o país através da rede Senai, configurando assim um verdadeiro hub de inovação.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Ceará lidera em turismo internacional na região Nordeste
Condec aprova R$ 463 milhões em investimentos para o Ceará