A Comissão Europeia anunciou uma plataforma piloto destinada a conectar produtores e consumidores de hidrogênio, com início previsto para 2025. A iniciativa visa acelerar investimentos no setor, fornecendo uma visão mais clara do mercado e facilitando contatos entre as partes envolvidas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O Banco Europeu de Hidrogênio será responsável por coletar e disponibilizar informações sobre a oferta e a demanda de hidrogênio verde (H2V) e de baixo carbono, permitindo que consumidores europeus se conectem tanto com fornecedores locais quanto estrangeiros.
Atualmente, a União Europeia (UE) conta com 254 projetos de H2V, dos quais 170 estão em operação e 84 em construção, totalizando quase 3 GW de capacidade instalada. Além disso, está prevista a implementação de 8 GW de capacidade adicional com os projetos de eletrolisadores selecionados no primeiro leilão para hidrogênio renovável.
Globalmente, apenas 4% dos projetos de hidrogênio verde e de baixo carbono chegaram à decisão final de investimento, e apenas 12% da oferta potencial até 2030 tem compradores identificados. O novo mecanismo pretende melhorar a compreensão e identificação das áreas onde a demanda e a oferta de H2V estão surgindo.
A expectativa é que as informações coletadas também ajudem a criar conexões entre consumidores europeus e fornecedores fora da UE, preparando o terreno para futuros leilões do Banco Europeu de Hidrogênio. Além disso, as informações poderão orientar o planejamento e o desenvolvimento da infraestrutura necessária para o transporte de hidrogênio entre os países europeus.
*Com informações do portal epbr.
Mais de 7 mil consumidores migram para mercado livre de energia entre janeiro e abril
Em 2028, Ceará terá a mais moderna refinaria no Pecém