g7

Esta é a oitava vez que Lula participa da Cúpula do G7, sendo as seis primeiras em seus dois primeiros mandatos, de 2003 a 2009. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasil participa da cúpula do G7 na Itália

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta semana da Cúpula do G7, evento que reúne os líderes das sete maiores economias do mundo. A reunião ocorre de 13 a 15 de junho em Borgo Egnazia, na região da Puglia, no sul da Itália, a convite de  Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A Rússia fazia parte do grupo, então chamado G8, até 2014, quando foi expulsa devido à anexação da Crimeia. As cúpulas do G7 frequentemente contam com a presença de países convidados.

Antes de chegar à Itália, Lula fará uma parada em Genebra, na Suíça, para participar da conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que iniciou no dia 3 e se estende até 14 de junho.

Esta é a oitava vez que Lula participa da Cúpula do G7, sendo as seis primeiras em seus dois primeiros mandatos, de 2003 a 2009. O Brasil não comparecia ao encontro desde então, até a sétima participação do presidente no ano passado, na cúpula em Hiroshima, Japão.

Desde o ano passado, o governo brasileiro mantém diálogo com as autoridades italianas, já que Brasil e Itália estão, respectivamente, nas presidências rotativas do G20 e do G7. O G20 reúne 19 das maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana.

No G7, o Brasil deve defender as agendas do Brasil no G20, incluindo a inclusão social, combate à desigualdade, fome e pobreza, enfrentamento das mudanças climáticas com foco na transição energética e promoção do desenvolvimento sustentável. Além disso, o presidente defenderá a reforma das instituições de governança global, refletindo a geopolítica atual.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

STF firma acordo com redes sociais para combate à desinformação

Senado aprova programa Mover e taxação de compras internacionais até US$ 50

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas