Clique aqui e confira a galeria com imagens do ILECE&Trends Experience 2024
Empresários, investidores e líderes corporativos cearenses vivenciaram uma experiência transformadora, no cenário do Coco Bambu do Iguatemi Bosque, na noite de 10 de junho, durante a sexta edição do ILECE & Trends Experience. Promovido pelo Instituto de Lideranças Empresariais do Ceará (ILECE) e a plataforma de negócios Trends, o evento abordou o tema “Os Rumos do Brasil de Amanhã”, com foco especial no crescimento econômico e na segurança jurídica.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O primeiro a subir ao palco foi Thiago Alves Nogueira, Diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste. Nogueira abordou o desenvolvimento regional e as linhas de financiamento para empresas de todos os portes. Ele destacou a importância do banco em transformar a matriz energética e outros setores através de projetos que geram emprego, renda e dignidade. “Nossa operação de microfinanças não visa ganhar dinheiro com a intermediação financeira, mas sim gerar emprego, renda e dignidade para pessoas que muitas vezes nem têm coragem de passar na frente de um banco. Nossa abordagem é voltada para a jornada do cliente, não para o resultado financeiro”, afirmou o gestor durante o evento.
Everardo Lucena Segundo, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), trouxe apontamentos embasados na Constituição Federal Brasileira sobre a segurança jurídica: “é um princípio inerente ao direito, que pressupõe um mínimo de certeza, previsibilidade e estabilidade, permitindo que as pessoas garantam a continuidade das relações jurídicas e assumam as consequências dos seus atos”, destacou.
Em seu discurso, o desembargador destacou como a previsibilidade no ambiente de negócios é essencial para atrair investidores e promover o crescimento econômico. “Este princípio assegura que as decisões sobre esses atos e relações tenham os efeitos previstos nas normas, estando atrelado à ideia de estabilidade”, acrescentou Lucena, enfatizando a necessidade de um ambiente legal estável para o empreendedorismo no Brasil.
Para encerrar a noite, Rafael Mazzer, sócio responsável pela área de Portfolio Solutions Brasil do BTG Pactual, ofereceu uma análise abrangente das tendências econômicas e conjunturais do país. Sua palestra abordou a influência das taxas de juros dos Estados Unidos na economia global e brasileira, destacando os desafios que isso impõe aos gestores de portfólios. “Essa correlação se deve ao fato de que competimos por capital em mercados globais. A oscilação das taxas de juros nos Estados Unidos dificulta nosso posicionamento nos mercados, e gestores de portfólios enfrentam grandes desafios para prever essas flutuações”, explicou Mazzer, encerrando o evento com chave de ouro.
Esta é a 8ª edição do Trends Experience, sendo a terceira em parceria com o ILECE. O evento já recebeu nomes de peso como Luiz Augusto Barroso, Consultor e ex-presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE); Mansueto Almeida, economista chefe e sócio do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional; Bernardo Carneiro, sócio diretor de Inovação e Pós M&A da Stone Pagamentos; Ari de Sá Neto, CEO da Arco Educação; Victor Moreira, CEO da Kora Saúde CE; Gustavo Guimarães, Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e Alexandre Manoel, sócio e economista-chefe da AZ Quest Investimentos, Beto Studart, presidente da BSPAR e Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil.