O PavPlus, se tornou o primeiro sistema de concreto protendido patenteado no Brasil com validade mundial. O sistema, desenvolvido pelo engenheiro Joaquim Caracas, CEO e fundador da Impacto Protensão, representa uma evolução das lajes nervuradas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Caracas, em entrevista exclusiva à Trends, destaca a importância da concessão para proporcionar novos investimentos na construção civil. Segundo o engenheiro, a proteção proporcionada pela patente reconhece a posição de liderança e inovação do Ceará no setor, com o estado despontando como um “centro de excelência em construção civil a nível mundial”.
A conquista representa um avanço para a engenharia civil do Ceará, do Brasil e do mundo, na avaliação de Caracas. O PavPlus combina a eficiência na redução de mão de obra das lajes lisas protendidas com a economia de materiais das lajes nervuradas. O resultado é um sistema que alia redução de materiais e contenção de mão de obra, por meio de inovação, tecnologia e modularização.
“Este sucesso não é apenas um triunfo corporativo, mas um ponto de referência para a engenharia civil brasileira. O PavPlus é a segunda inovação estrutural genuinamente brasileira, e a primeira aplicada em edificações, elevando o padrão de inovação no país e destacando o Ceará no cenário de engenharia global.”
Joaquim Caracas, CEO da Impacto Protensão
O sistema desenvolvido pelo engenheiro cearense integra elementos como fôrmas plásticas reutilizáveis e cimbramento metálico modularizado, armadura passiva com telas modularizadas, armadura ativa com informações de projeto impressas na bainha, acessórios de elevação industrializados e aplicativos que facilitam a montagem e conferência dos projetos. Essa estrutura garante uma montagem eficiente e adaptável a diversos projetos, e com capacidade de reduzir custos operacionais e impacto ambiental.
Lançado em 2017 na obra da construtora COIGMA, em Fortaleza, o PavPlus foi a primeira tecnologia desse tipo aplicada em uma construção. Em sete anos, incluindo dois durante a pandemia de COVID-19, o PavPlus foi utilizado em mais de 600 obras no Brasil.
Joaquim Caracas, destaca que o sistema PavPlus responde às necessidades globais de sustentabilidade e eficiência na construção. Ao reduzir o consumo de recursos e a produção de resíduos, atende às exigências contemporâneas por edificações mais sustentáveis e eficazes, estabelecendo novos padrões no setor de construção.
Locação de máquinas: Usufruir ao invés de adquirir
Preços da construção civil registraram maior variação desde 2022